Ideologia Pragmática na Gestão da Educação Superior - Perspectiva de Docentes em Instituição Privada de Ensino
Informações
Código: EPQ2114
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Rita de Cássia Ramalho Rocha, Jorge Luiz Coimbra de Oliveira, Maria Berenice Alho da Costa Tourinho
Resumo
O referido artigo envolve estudo sobre a Ideologia Pragmática na Gestão dasInstituições de Educação Superior - IES, em que a dinâmica acadêmica é orientada pelaênfase na eficácia do ensino e controle dos resultados. Tem como finalidade conhecer areação dos docentes do curso de graduação em administração em instituição privada sobre aracionalidade aplicada à produção de conhecimento útil ao mercado, assim como a orientaçãohumanista voltada para o pensamento crítico e reflexivo com conhecimento descomprometidocom a lógica de mercado. Partindo de estudo teórico-metodológico em pesquisa bibliográfica,foi desenvolvida experimentação que favoreceu estudo de caso com enfoque quantiqualitativopor meio da aplicação de formulários via internet, estruturados com base nométodo dedutivo, a partir do qual se coletou dados para construção desse artigo. Os principaisresultados apresentam que os docentes acreditam num modelo híbrido de educação superiorque valorize a utilidade do conhecimento em atendimento às necessidades do mercado e, aomesmo tempo, promova a capacidade crítica e reflexiva, embora rejeitem o caráter econômicopara gestão das IES.
Abrir PDF