EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Estudos Pluridisciplinares em Administração: Uma Análise das Contribuições da Teoria do Comércio de Fernando Pessoa para o Ensino e Aprendizagem em Marketing


Informações

Código: EPQ2043
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Magnus Luiz Emmendoerfer, Eugênia Maria da Silva Moraes de Queiroz, Djalma Adão Barbosa Júnior, Ana Marcelina de Oliveira

Resumo

Este artigo parte da premissa que estudos pluridisciplinares envolvendoAdministração e Literatura podem revelar como uma significativa fonte de pesquisa ereflexão crítica para a prática das organizações contemporâneas. Neste sentido, optou-se emescolher a disciplina de marketing para ilustrar tais interlocuções. Assim, o objetivo desteensaio é analisar a teoria do comércio discutida pelo escritor português Fernando Pessoabuscando identificar contribuições para o estudo do marketing. Desta forma, a análise dosdados possibilitou evidenciar discussões sobre temas como: estrutura organizacional, relaçõesde poder/consumo, planejamento e estratégia de marketing. Assim, como principaiscontribuições deste artigo têm-se: (1) a reflexão estratégica a respeito do planejamento demarketing nas organizações; (2) a importância das questões sociais, psicológicas e culturais aserem consideradas no desenvolvimento estratégico de um plano de marketing; (3) asmudanças estratégicas de marketing que devem ser efetuadas ao longo do desenvolvimento eda dinâmica comercial de um país. Por fim, este trabalho revela a potencialidade do uso daTeoria e Prática do Comércio de Fernando Pessoa como um recurso pedagógico para auxiliarconstrução do conhecimento pluridisciplinar em marketing.

Abrir PDF