Fábrica "Virtual" de Gestores: contradições entre as novas tecnologias aplicadas à educação a distância e antigos modelos educacionais.
Informações
Código: EPQ1917
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
João Martins Tude, Grace Kelly Marques Rodrigues, Siegrid Guillaumon, Fabricio Santos Moreira
Resumo
O ensino a distância (EAD), valendo-se das novas tecnologias de ensino, como computadorese redes computacionais, tem se difundido amplamente nos últimos anos no Brasil.Reconhecendo nesta nova modalidade de ensino características manufatureiras jáidentificadas no modelo de educação tradicional, o presente estudo de caso tem o objetivo decompreender como os cursos de EAD, com base nestas tecnologias, intensificam taiscaracterísticas. Explicita a analogia entre a organização da educação tradicional e a produçãofabril através das seguintes categorias de análise: parcelamento de tarefas; especialização dotrabalho; hierarquia e controle; separação entre concepção e execução. O estudo conclui queas características do modelo fabril, além de permearem o EAD, não promovem, por si só, osurgimento de um novo modelo de aprendizagem.
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