TAP Portugal: o Desafio de Ser Fênix
Informações
Código: EPQ1799
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Liliane de Oliveira Guimarães, Betania Tanure, Aulus Gélius Valadares de Almeida
Resumo
O caso de ensino “TAP Portugal: o desafio de ser Fênix” relata a trajetória da companhiaaérea a partir de 2000, ano em que quatro brasileiros foram convidados a assumir a direção daempresa. Dificuldades financeiras e operacionais, problemas organizacionais, pendênciastrabalhistas e baixa motivação dos empregados caracterizavam o ambiente da empresa àépoca. O caso detalha as estratégias adotadas para alterar o modelo de gestão da empresa deforma a torná-la mais competitiva, bem como conseguir o envolvimento dos funcionários nosprojetos de reestruturação e expansão do negócio. Os resultados auferidos com a implantaçãodos projetos desenvolvidos pelos gestores brasileiros foram positivos, mas desafios aindapersistem para que a empresa reverta definitivamente sua situação financeira deficitária e seconsolide como uma das principais companhias aéreas internacionais. O caso se destina ailustrar conceitos e desenvolver competências gerenciais nas áreas de estratégia e gestão depessoas, principalmente nos temas liderança e cultura organizacional. Ainda dentro dosobjetivos de aprendizagem, o caso propõe que os alunos elaborem planos detalhados parafortalecimento/consolidação do modelo de gestão implantado pelo grupo de executivosbrasileiros.
Abrir PDF