EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão: reflexões e implicações da expansão de uma (nova) modalidade de ensino superior em Administração no Brasil


Informações

Código: EPQ1795
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Adriana Roseli Wünsch Takahashi

Resumo

A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB no. 9394 de dezembro de1996, a educação profissional tem passado por profundas mudanças no Brasil. Os CursosSuperiores de Tecnologia – CSTs – que existem desde os anos 70, foram reformulados pormeio da legislação e de novas diretrizes curriculares, a fim de atender as demandas atuais dosetor produtivo. As políticas públicas federais tem fomentado o crescimento da oferta daeducação profissional e tecnológica superior brasileira, em nível de graduação e pósgraduação,o que pode ser observado nos dados censitários, em especial na área deAdministração. Tal fato suscita a reflexão de algumas questões: o que significa para a área deadministração o surgimento e a expansão destes cursos? em que eles são diferentes dostradicionais cursos bacharelados em Administração? a quem se destinam? qual a importânciade analisar esta modalidade de ensino? De forma geral, o que representa para o cenárionacional esta mudança no ensino brasileiro? Mediante tais indagações, este artigo se propõe alançar questionamentos e reflexões sobre o impacto deste crescimento para a própriamodalidade de ensino, para as instituições ofertantes e para o ensino em Administração noBrasil. Para isso, inicialmente, apresenta-se estas mudanças as especificidades dos CSTs.

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