Peer Review e a qualificação da produção científica: limites e avanços
Informações
Código: EPQ1633
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Erlaine Binotto, Débora Nayar Hoff, Elisabete Stradiotto Siqueira
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir, através da percepção de pesquisadores das áreas de ciênciassociais aplicadas e da multidisciplinar, a contribuição que a avaliação por pares temproporcionado para a qualificação e reconstrução dos saberes produzidos. É uma pesquisaexploratória com dados quantitativos e qualitativos. Os participantes da pesquisa foram:professores e estudantes de doutorado de cursos de pós-graduação nas áreas de ciênciassociais aplicadas e da multidisciplinar das regiões sul e sudeste, de universidades públicas eprivadas ou comunitárias. Foram também analisados os critérios adotados por periódicosnacionais e internacionais e eventos nacionais. Os resultados indicam que para o processoganhar mais em qualidade no Brasil, torna-se necessário: a) criar um espaço de diálogo entreavaliador e avaliado para que o primeiro possa ter noção do impacto positivo ou negativo deseu parecer; b) criar sistemáticas de avaliação do avaliador; c) estabelecer um conjunto deorientações para o avaliador, de forma que o processo garanta não só a seleção de um bomartigo, mas o exercício de diálogo atinente a processos avaliativos; d) considerar entre oscritérios de seleção dos avaliadores que a expertise sobre o tema seja o principal indicativo decompetência avaliativa.
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