EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Dilemas na Construção de Escalas Tipo Likert: o Número de Itens e a Disposição Influenciam nos Resultados?


Informações

Código: EPQ1615
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Kelmara Mendes Vieira, Marlon Dalmoro

Resumo

No presente estudo, inicialmente buscou-se avaliar a influência do número de itens na escalatipo Likert e o efeito da disposição da escala nos resultados de uma mensuração. Juntamente,avaliou-se qual a escala preferida pelos respondentes quanto à facilidade, velocidade eprecisão de resposta. Para isto, foram construídos quatro questionários, todos com as mesmasquestões, mas com escalas distintas. Os três primeiros questionários apresentavamrespectivamente escala tipo Likert de três, cinco e sete pontos. O quarto questionárioapresentava a escala tipo Likert de cinco pontos, mas com a disposição invertida. Foramentrevistadas 211 pessoas, as quais responderam a questionários de maneira subseqüente. Osresultados revelaram que a escala de três pontos é menos confiável e tem menor capacidadede demonstrar com precisão a opinião do entrevistado, mas foi considerada a escala mais fácile veloz. A escala de cinco pontos teve, em média, a mesma precisão e mostrou-se mais fácil emais rápida que a escala de sete pontos. Portanto, para este estudo a escala que se mostroumais adequada foi a de cinco pontos. A inversão do formato da escala mostrou que algunsentrevistados mudaram de posição, apesar do efeito médio não ser significativo.

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