Satisfação dos Estudantes dos Cursos de Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Informações
Código: EPQ1528
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Saulo Aparecido de Souza, Fernanda de Matos Sanchez Alves, Ricardo Niehues Buss
Resumo
Esta pesquisa procurou identificar e analisar quais fatores satisfazem e quais insatisfazem osestudantes dos cursos de graduação em administração da UFMS, campus de Campo Grande(MS), comparando os resultados entre os cursos presenciais e na modalidade a distância. Paratanto, foi realizada uma investigação de caráter exploratório, descritivo e estudo de caso. Ométodo empregado deixou o estudante livre para indicar espontaneamente aquilo que osatisfaz ou insatisfaz. Em seguida, os resultados foram analisados por meio da técnica análisede conteúdo. Os resultados indicaram que os principais fatores determinantes, tanto dasatisfação quanto da insatisfação com o curso, são relacionados com a estrutura curricular, ocorpo docente e o ambiente social. Foram encontradas diferenças entre as modalidades deensino presencial e a distância, sendo que a primeira atribui maior importância à estruturacurricular como fonte de satisfação e de insatisfação, enquanto que a segunda modalidadeconsidera mais importante o corpo docente quanto às mesmas avaliações. A estrutura física ealgumas características do curso não foram consideradas importantes para a satisfação dosestudantes com os cursos.
Abrir PDF