EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Uma Radiografia do Ensino de Graduação em Administração Pública no Brasil (1995-2006)


Informações

Código: EPQ1494
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Fernando de Souza Coelho

Resumo

Considerando a lacuna na literatura de ensino de administração em torno da educaçãosuperior – em nível de graduação – em administração pública no país, justifica-se o escopodeste trabalho que per se é uma radiografia de tal ensino que analisa as circunstâncias de suaexpansão e contextualiza sua oferta no pós-1995. Resultado de uma investigação de naturezaexploratória que utilizou-se da compilação/análise de dados sencudários do INEP e dolevantamento de informações primárias de alguns cursos, este artigo – inicialmente –apresenta o panorama no qual a Reforma do Estado no Brasil, sobretudo da administraçãopública, sugere/impele um pró-ciclo para o ensino de graduação em administração pública(seção 1). Posteriormente, a seção 2 elucida a oferta desse ensino no país, interpretando-a.Como resultado, a sistematização do macroambiente desses cursos, articulada com o seumapa quantitativo (nº. de cursos, ano de surgimento, quantidade de vagas) e com registrosqualitativos (objetivo dos cursos, público-alvo, localização), compõe um quadro descritivoexplicativosobre o ensino de graduação em administração pública no Brasil na atualidade.

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