EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Centro Médico Salus: Reescrevendo a História de uma Empresa


Informações

Código: EPQ1489
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Daniela Abrantes Ferreira, Verônica Feder Mayer

Resumo

Este estudo de caso para ensino tem por objetivo apresentar um exemplo de como agestão da imagem de marca de uma empresa pode afetar de forma significativaempreendimentos a ela vinculados. Em sua primeira parte, o caso descreve a trajetória doGrupo Costa, mostrando os desafios enfrentados por uma empresa com grande experiência emempreendimentos imobiliários em diversos estados brasileiros que havia decidido investir naconstrução de um complexo de serviços de saúde no Recife, o Centro Médico Salus. O casoressalta o dilema vivido pelo protagonista, em abril de 2002, de construir uma imagempositiva para o Centro Médico, potencializando a venda dos consultórios e o sucesso doempreendimento hospitalar como um todo. Na segunda parte apresentam-se as notas deensino, incluindo uma análise com base nos objetivos específicos do caso, quais sejam: (a)familiarizar os participantes com os fatores que compõem o valor de marca; (b) discutir aimportância da gestão de marca em uma empresa de serviço; (c) proporcionar uma reflexãosobre possíveis caminhos para recuperação da imagem de uma marca e seu reflexo nasvendas. As notas de ensino incluem ainda fontes dos dados, sugestão de roteiro para aplicaçãodo caso, questões para orientar a discussão e bibliografia recomendada.

Abrir PDF