EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Negociação do Novo Formato da Indústria de DVDs: Blu-Ray versus HD DVD


Informações

Código: EPQ1266
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Sérgio Nunes Muritiba, Patricia Morilha Muritiba, John Larry French, Lindolfo Galvão de Albuquerque

Resumo

O presente caso de ensino apresenta o processo de negociação da Sony para que o mercadoadote sua tecnologia – o Blu-ray – como o padrão para a nova geração de vídeos do mercado.Esse processo de negociação acontece anos após a Sony ter perdido a batalha do Betamax,que era um dos possíveis formatos para as fitas cassete. O objetivo deste caso é discutirnegociações de grande porte e que envolvem múltiplos agentes. Sendo assim, se aplica nasdisciplinas de Negociação e de Estratégia Tecnológica. O caso se passa em um momentodecisivo para as negociações, no qual as produtoras de filmes Paramount e Dreamworkspassam a dar suporte exclusivo ao seu concorrente, o HD DVD, produzido pela Toshiba. Opersonagem do caso precisa então elaborar uma estratégia de negociação que conduzirá ospróximos passos da empresa. Nas notas de ensino, sugere-se que o caso seja relacionado àsteorias de Estratégia de Negociação. No entanto, ele abre possibilidades para que o professoradicione suas próprias questões, adaptando-se à sua disciplina, caso seja necessário.

Abrir PDF