EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ADMINISTRAÇÃO E EM OUTRAS GRADUAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DE UMA IES DO DISTRITO FEDERAL
Informações
Código: EPQ1155
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Geraldo Leopoldo Silva de Torrecillas, Miramar Ramos Maia Vargas
Resumo
O objetivo deste trabalho foi pesquisar, em uma instituição de ensino superior (IES), asbarreiras à implantação da Educação a Distância e o nível de satisfação dos alunos com arealização de disciplinas nessa modalidade. A pesquisa foi de caráter exploratório e usouabordagens qualitativa e quantitativa. Participaram dirigentes, docentes e discentes de novecursos oferecidos pela IES. A pesquisa qualitativa usou entrevista individual semi-estruturadacom 18 sujeitos envolvendo diretores, coordenadores de curso, professores e alunos. Apesquisa quantitativa usou dois instrumentos: “Avaliação de Reação de Curso a Distância” e“Avaliação de Interface Gráfica”, respondidos por 251 alunos de nove cursos de graduação,entre eles, o de Administração. Foi feita análise de conteúdo com os dados da pesquisaqualitativa. Na quantitativa, foram feitas estatísticas descritivas e inferenciais, além deanálises fatoriais e de consistência interna dos itens dos dois instrumentos usados. Osresultados apontaram barreiras institucionais e pessoais que dificultaram a implantação daEaD na IES. O nível de satisfação dos alunos do curso de Administração, bem como dos seuscolegas de outras graduações, não foi muito alto com a realização de disciplinas a distância.
Abrir PDF