EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Evasão: Análise da Realidade do Curso de Graduação em Administração a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina


Informações

Código: EPQ1134
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Pedro Antônio de Melo, Marina Keiko Nakayama, Kelly Cristina Benetti, Maurício Rissi, Luis Moretto Neto

Resumo

A educação é uma das principais bases para o crescimento econômico e social de um país. OGoverno brasileiro vem incentivando ações para o desenvolvimento da Educação a Distâncianas IES, tendo como um dos pontos principais dessa ação da UAB/MEC o projeto piloto docurso de Administração a distância. Em busca de informações para uma das IES participantedesse projeto, este trabalho objetivou analisar os fatores dificultadores à permanência dosalunos e seus reflexos no processo de evasão no curso de graduação em Administração adistância da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aos procedimentosmetodológicos caracteriza-se como: teórico-empírico, descritivo, ex-post-facto, aplicado,bibliográfica, participante e estudo de caso, com abordagem predominantemente quantitativa.Foram coletados dados junto aos alunos freqüentes e evadidos ao curso. Conclui-se que nãohá um fator preponderante para a evasão, apresenta-se sim um conjunto de fatores, sendo amaioria característicos da modalidade a distância, como os relacionados com contato ou coma tutoria. Por fim, recomenda-se o monitoramento contínuo dos fatores de evasão, bem comodos fatores dificultadores aos alunos, podendo assim criar prognósticos consistentes sobre arealidade desse fenômeno.

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