EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Os Estágios Curriculares e suas Representações Sociais Segundo os Graduandos em Administração


Informações

Código: EPQ1088
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Rodrigo Donato de Aquino, Rodrigo Tomassini

Resumo

Há uma grande discussão a respeito da validade e da forma com que são aplicados os estágioscurriculares, não só no curso de administração, mas em diversas outras áreas de formação.Este estudo propõe-se a contribuir para a reflexão acerca do assunto, buscando compreender aforma como os graduandos, futuros administradores, percebem tal ferramenta e, ainda, comoa vivência na realidade estudada afeta esta percepção. Lançando mão de fundamentos teóricose metodológicos da Teoria do Núcleo Central de Representações Sociais, refinamento dateoria das Representações Sociais de Moscovici, esta investigação objetivou identificar asdiferentes noções que constituem a representação social de estágio na população em questão.Os resultados indicam a centralidade de elementos com uma carga valorativa positiva,indicando a emergência majoritária de fatores como aprendizado, crescimento,desenvolvimento, experiência e oportunidade. Além disto, verificou-se que as percepçõespassam por poucas alterações, embora significativas, após a vivência no estágio, sendo aprincipal mudança a representação desta ferramenta como uma real oportunidade de ingressonos quadros de funcionários permanentes das empresas.

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