Métodos interpretativistas em Administração: as implicações para o(a) pesquisador(a)
Informações
Código: EPQ922
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Sandra Regina da Rocha-Pinto, Angilberto Sabino de Freitas, Paulo Roberto Maisonnave
Resumo
O(a) pesquisador(a), no processo de condução de uma pesquisa acadêmica, busca: entender arelação entre conceitos, propor e testar hipóteses passíveis de modificar antigas teorias ou, emcertos casos, gerar novas proposições para explicar o fenômeno sob investigação. Mas, o queé uma teoria em ciências sociais? Outra questão que aflige os pesquisadores, principalmenteos novatos, em estágios iniciais de pesquisas, é: Como ter o conhecimento suficiente de umaárea para, assim, ser capaz tanto de identificar um problema de pesquisa quanto de gerarhipóteses testáveis? Essas questões convidam a refletir sobre que alternativas há para se fazerpesquisa em contraponto à abordagem tradicional e, esse é o objetivo desse ensaio. Para tanto,buscou-se: a) comparar duas abordagens interpretativistas: a fenomenologia e a groundedtheory; b) buscar suas semelhanças e diferenças para, então; c) formular reflexões em trêseixos temáticos: os enfrentamentos sofridos pelo(a) pesquisador(a) em função da opçãometodológica; as divergências e convergências entre as tradições apresentadas nesse ensaio e,por fim, as implicações para o(a) pesquisador(a) no “fazer” pesquisa interpretativista.
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