UM ESTUDO SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS UNIVERSITARIOS DO CURSO DE ADMINITRAÇÃO: Uma contribuição para gestão acadêmica no âmbito público e privado
Informações
Código: EPQ789
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Daniel Ferreira Falcao, Vilmar Vieira da Rosa
Resumo
Acredita-se que a motivação deve estar presente em todos os momentos quando se refere aoensino e aprendizagem. Cabe ao professor relevante papel de facilitador na construção doprocesso de formação, influenciando o aluno no desenvolvimento da motivação daaprendizagem. O propósito do estudo foi realizar uma revisão dos principais instrumentos deavaliação da motivação, e ainda utilizar o mais adequado para a analise das características dosfatores de motivação dos estudantes do curso de administração, identificando e comparandoosentre os alunos de instituições públicas e privadas. A fim de contribuir para a gestão dasinstituições de ensino, enquanto organizações, e ainda colaborar na atuação, dos docentesenquanto gestores das suas unidades de negócio (salas de aula), a partir da identificaçãodesses fatores motivacionais predominantes. O instrumento utilizado foi Escala de MotivaçãoAcadêmica, Sobral (2003). O instrumento foi aplicado a 267 universitários do estado do Riode Janeiro. Os procedimentos estatísticos foram: validação da consistência interna (Alpha =0,87); coeficientes de correlação (Pearson); e ainda Teste t. Observou-se significativasdiferenças entre gênero, períodos de formação, contexto público e privado, dentre outrasvariáveis, capaz de contribuir com a gestão das organizações de ensino.
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