EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Interfaces entre Qualificação, Trabalho e Certificação de Competências: um Debate em Aberto a partir da Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais


Informações

Código: EPQ716
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Amyra Moyzes Sarsur, Simone Costa Nunes, Maria Tereza Leme Fleury, Allan Claudius Queiroz Barbosa

Resumo

O artigo discute as articulações entre formação educacional, qualificação, certificação decompetências profissionais e oferta de trabalho e emprego. Para isso, apresentam-se os papéisadotados pelos distintos atores sociais a partir da abordagem das experiências desenvolvidas noBrasil e em outros países para os processos de certificação de competências profissionais,envolvendo universidades, sindicatos, empresas, empregados e governo. Tais papéis referem-se àelaboração de políticas públicas de emprego e educação, formação profissional, qualificação e aprópria certificação. Essa abordagem é ilustrada neste ensaio a partir da análise das DiretrizesCurriculares Nacionais (DCN) em nível de graduação, propostas pelo governo que tem, como umdos seus propósitos, atender às demandas do mercado de trabalho. Observam-se,conclusivamente, a existência de polêmicas entre possíveis ganhos e/ou perdas nos processos decertificação que ficam evidenciadas por lacunas na proposição do governo para as Instituições deEnsino Superior (IES) no que tange a um dos princípios que regem a noção de competências:qualifica-se o estudante/trabalhador para mantê-lo produtivo para o mercado ou com a perspectivade estimular sua cidadania e o permanente crescimento e postura crítica individual e coletiva?

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