EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Jogos de Empresas: Um Estudo da Utilização em Cursos de Graduação em Administração no Estado de São Paulo


Informações

Código: EPQ714
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Joziel Pereira Neves, Paulo da Costa Lopes

Resumo

Com base na contradição existente entre a eficácia dos jogos de empresas e sua baixautilização em cursos de graduação em administração, buscou-se investigar as condições deutilização dos jogos de empresas na formação de administradores nas IES’s do estado de SãoPaulo. Através de uma pesquisa “survey”, de natureza descritiva, obteve-se 130 respostas emuma população de 347 cursos. Como principais resultados do estudo, evidenciou-se que: 48%das IES’s utilizam regularmente jogos de empresas em seus cursos; apenas 3 IES’s nãopretendem utilizar jogos no futuro; e 95% das IES’s que utilizam a ferramenta estão satisfeitascom os resultados. Outros resultados interessantes também foram encontrados, com destaquepara: o altissimo grau de satisfação com jogos de empresas comprados, relativamente aosdesenvolvidos internamente nas IES’s; a alta concordância, com mais de 90% dos usuários,em relação aos benefícios da prática de jogos preconizados pela literatura; e a falta deprofessores treinados, além de altos custos de aquisição, como prncipais aspectosdificultadores à prática de jogos. As principais conclusões neste estudo são de que a utilizaçãode jogos de empresas crescerá significativamente nas IES’s e que o cenário revelado por esteestudo configura-se em uma importante oportunidade de atuação profissional, docente etécnica, em todo Brasil.

Abrir PDF