EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Antecedentes da Lealdade de Alunos de uma Instituição de Ensino Superior: um Modelo Confirmatório


Informações

Código: EPQ564
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Silvana Anita Walter, Gérson Tontini, José Roberto Frega

Resumo

Este objetivou elaborar um modelo teórico sobre os antecedentes da lealdade dealunos e analisar como esses antecedentes interagem empiricamente para a formação dalealdade, bem como criar um índice de desempenho da lealdade de alunos e de seusantecedentes. O estudo foi realizado em três etapas: pesquisa bibliográfica para elaboraçãodas hipóteses do modelo teórico; entrevistas com seis grupos de foco para confirmação eelaboração de hipóteses; e, aplicação a 880 alunos de um questionário estruturado contendo15 dimensões, que foram analisadas por meio de equações estruturais para a elaboração de ummodelo abrangendo os antecedentes da lealdade identificados e estudados. Como contribuiçãoteórica, tem-se que este modelo incorpora, em apenas uma estrutura, as inter-relações de umconjunto de antecedentes diretos e indiretos da lealdade. Os resultados revelam que qualidadepercebida, compromisso emocional com a IES e satisfação com o curso são os antecedentesde maior impacto na lealdade dos alunos. A partir do resultado do modelo estrutural elaborouseo índice de desempenho da lealdade de alunos e de seus antecedentes (IDLA). Comocontribuição prática, o estudo concluiu que a IES deve investir na relação teoria e prática paraaumentar a percepção da qualidade do ensino entre os alunos e, consequentemente, a lealdade.

Abrir PDF