EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Artgás: Vale à Pena Mudar para Expandir?


Informações

Código: EPQ537
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Jorge Brantes Ferreira

Resumo

O caso de ensino Artgás objetiva proporcionar, em programas de pós-graduação, o estudo daimportância da marca através de uma discussão sobre a possível troca do nome e logo daempresa e seus impactos em ações de promoção e expansão. Os alunos devem decidir,colocando-se no lugar dos sócios e principais executivos da empresa, se a mudança de marcaseria vantajosa ou não, sob a pressão de um conflito interno entre os sócios da empresa e asambições de crescimento de um grupo deles. A Artgás é uma empresa respeitada no mercadode conversão de veículos para o uso de gás natural veicular com oito lojas no Rio de Janeiro eum posicionamento focado na qualidade, diferenciado da maioria das concorrentes quepossuem ênfase em custo. O caso é baseado em relatos colhidos através de entrevistas comdiversas fontes da empresa, entre essas a principal gestora de marketing e o fundador e sócioprincipal, além de várias fontes secundárias. O caso é relevante no sentido de apresentar umadecisão pouco explorada em casos de ensino, a mudança ou não de uma marca e seusimpactos em outros pontos do planejamento de marketing da empresa, e por se tratar de umaindústria que passa por um momento de macro-ambiente delicado e incerto no período onde adecisão deve ser tomada.

Abrir PDF