EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Contribuições Teórico-Empíricas para a Avaliação Formativa em Comunidades Virtuais de Aprendizagem: o Caso de um Curso de Graduação em Administração a Distância


Informações

Código: EPQ485
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Maurício Grazziotin Mondadori, Christine da Silva Schröeder, Roberto Lima Ruas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar e avaliar processos de aprendizagem num Curso deGraduação em Administração, modalidade à distância, realizado numa Universidade públicabrasileira, através da análise do caso de uma das disciplinas deste Curso. Nesta análise,privilegiamos a perspectiva construtivista (aprendizagem como um processo de construção doconhecimento) e a da avaliação do tipo formativa (abordagem na qual cada estágio doprocesso de ensino é analisado simultaneamente com o andamento do curso, a fim demonitorar e atuar sobre a evolução dos alunos). Além de analisar e debater os resultados deum caso particular, este trabalho pretende experimentar e refletir sobre formas de avaliar aaprendizagem na educação on-line. Neste sentido, articula três formas de coleta de dados(questionários aplicados aos alunos, levantamento das intervenções dos alunos em ambienteon-line e questionários aplicados aos tutores) e de análise dessas informações, a fim decompor um método heterodoxo de avaliação da aprendizagem em educação à distância. Umdos principais resultados revela certo paradoxo entre o nível intermediário do “sentimento decomunidade” percebido pelos estudantes e o nível inferior, ou preliminar, da “aprendizagemcoletiva”, constatado através das participações dos estudantes nos ambientes virtuais.

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