EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


O Discurso e a Prática da Formação Baseada em Competências


Informações

Código: EPQ269
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Simone Costa Nunes

Resumo

Diante da importância assumida pela noção de competências como orientadora dasreformas que vêm ocorrendo no âmbito da educação em diversos países, propõe-se um estudoque tem como objetivo mapear os aspectos que caracterizam a pedagogia das competênciasem dois cursos de graduação em Administração. Tal proposta parte do entendimento de que aformação dos estudantes de cursos de graduação baseados na aquisição de competências deveincorporar elementos pedagógicos que possibilitem a efetiva formação de tais competências.Isso significa que os modelos de formação que norteiam os cursos precisam ser submetidos àrevisão crítica partindo-se da premissa de que a formação deve incorporar, além da aquisiçãode saberes conceituais, os saberes relacionados ao fazer e ser. Para tanto, foi realizado umestudo do tipo qualitativo-descritivo que utilizou a entrevista semi-estruturada como técnicade coleta de dados, tendo sido entrevistados três coordenadores pedagógicos em duasInstituições. Os resultados indicaram que a Pedagogia das Competências não norteava oscursos investigados. Se, de um lado, alguns de seus elementos estavam presentes nos cursos,de outro, isso não significava que houvesse uma orientação sistematizada e articulada, deforma global, entre todos os elementos que compunham o processo de ensino-aprendizagem.

Abrir PDF