Valor Percebido no Curso, Percepção do Prestígio e Identificação com a Profissão: Uma Análise junto a Estudantes da Área de Negócios
Informações
Código: EPQ157
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Francisco José da Costa, Leonel Gois Lima Oliveira, Davi Montefusco de Oliveira
Resumo
O propósito desta pesquisa foi analisar como os estudantes de Administração, Contabilidade eTurismo avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas do valor no serviçorecebido, do prestígio percebido na profissão e da identificação com a profissão. Foi realizadauma revisão de literatura sobre valor, prestígio e identificação, além de um estudo de campojunto a 498 estudantes dos três cursos, na cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados pormeio de análises descritivas, análise de variância, e de técnicas estatísticas multivariadas(análise de regressão e de cluster). Como resultados, destacaram-se que: (1) as avaliaçõesvariam por curso, com os estudantes de Turismo percebendo mais valor do que os deAdministração e os de Contabilidade; (2) os principais fatores de influência sobre a percepçãogeral de valor, foram a relação entre preço e qualidade, a reputação da instituição e o valorepistêmico; (3) foram bem delineados três grupos (entusiasmados, satisfeitos e críticos),verificando-se que os estudantes de Turismo são mais entusiasmados que os de Administraçãoe os de Contabilidade. Os resultados indicam elementos para que gestores de cursos e deinstituições educacionais possam planejar mais adequadamente a formação, e desenvolverações para manter a motivação dos alunos com o seu curso e com a sua profissão.
Abrir PDF