EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Identificando Atributos que Influenciam o Desempenho do Professor de Finanças: Evidências Empíricas por Meio de Equações Estruturais


Informações

Código: EPQ103
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração

Autores

Wesley Mendes-Da-Silva, Diógenes de Souza Bido, Denis Forte

Resumo

Universidades e faculdades têm reconhecido que é necessário alcançar níveis elevados dedesempenho do professor em sala de aula. Em sistemas educacionais pertencentes a paísescuja economia é vista como desenvolvida, esse desejo tem-se refletido em tentativas de elegercritérios robustos para mensuração do desempenho dos professores. Diante disso, esse artigotem como objetivo identificar aspectos relevantes para a avaliação de professores na área definanças, baseando-se em dados coletados em um survey que contemplou 387 alunosmatriculados em oito disciplinas diferentes da área financeira, elencadas na grade curriculardo curso de Administração oferecido por uma universidade brasileira. Com o emprego demétodos multivariados (análise fatorial exploratória e modelagem em equações estruturais),os principais resultados alcançados sugerem que: i) com respeito aos atributos individuais doprofessor, ser: responsável, confiável, motivado, encorajador e didático leva a uma avaliaçãode maior nível por parte dos alunos, explicando aproximadamente 26% da variância dodesempenho do professor; ii) já em relação aos atributos da disciplina ministrada: objetivo eadequação, carga de trabalho imposta aos alunos e material de apoio, e valor percebido dadisciplina explicam aproximadamente 29% da variância do desempenho do professor.

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