EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Um estudo da Diferença entre Gêneros em Relação à Intenção de Uso de Preservativo a partir da Teoria do Comportamento Planejado


Informações

Código: MKT2285
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos

Autores

Ricardo Teixeira Veiga, Eliane Bragança de Matos

Resumo

A partir da constatação que a introdução de novos construtos poderia aumentar o poder deexplicação da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e buscando-se entender a diferençaentre o comportamento dos adolescentes de sexo masculino e feminino em relação ao uso depreservativos foi feito um levantamento junto a 732 jovens de 18 e 19 anos. A partir da TCP,e com base em sugestão de Bagozzi (2007), introduziram-se também os construtos resistênciaà tentação e norma moral como antecedentes da intenção de uso de preservativo masculino(condom). O primeiro refere-se a impeditivos que poderiam evitar o desenvolvimento daintenção e do comportamento e o segundo refere-se às crenças pessoais que o comportamentoem foco é certo ou errado. Os dados da pesquisa confirmaram que os dois construtosaumentam o poder de explicação da TCP e que os homens tendem a ter mais resistência àtentação no uso do preservativo do que as mulheres, que por sua vez tendem a ser maisinfluenciadas pela norma moral. Com base na pesquisa feita e em estudos adicionais,recomenda-se a adoção da TCP como moldura teórica para fundamentar campanhas parainformar e influenciar os adolescentes no uso do preservativo.

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