EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Como se caracterizam os discursos e representações das relações raciais entre brancos e afro-descendentes na mídia


Informações

Código: MKT3111
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos

Autores

Claudia Rosa Acevedo de Abreu Campanario, Joulina Jordan Nohara

Resumo

Quarenta anos de estudos sobre relações raciais na mídia tem produzido umconjunto de resultados considerável. O objetivo deste ensaio teórico é compreender como secaracterizam os discursos e representações das relações raciais entre brancos e afrodescendentesna mídia por meio das pesquisas anteriores, apresentar uma síntese da literaturae um modelo de como ocorre o fenômeno. Utiliza-se no texto o termo mídia em sentido maisamplo, compreendendo a produção cultura de massa em diversos meios, como cinema,televisão, literatura, livros didáticos, imprensa e propaganda. O artigo utiliza como aporteteórico para explicar o fenômeno a articulação da configuração estabelecidos-outsiders deElias e Scotson (2000) com alguns conceitos da psicanálise e que também são utilizados pelapsicologia social. Por ser um ensaio teórico, a pesquisa valeu-se da técnica de levantamentobibliográfico. Pretende-se contribuir com a literatura sobre o assunto ao se realizar umasíntese dos resultados das pesquisas anteriores e ao se propor um modelo sobre o fenômeno.

Abrir PDF