Para o Marketing, a Cultura; Para a Cultura, a Lei: Um Levantamento Sobre a Utilização de Incentivos Municipais à Cultura Junto a Empresas da Cidade de Natal
Informações
Código: MKT3101
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos
Autores
Arcanjo Ferreira de Souza Neto, Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira, Vitor André Miranda Rosa
Resumo
O presente estudo procura contribuir para um entendimento mais aprofundado dosfatores que estimulam ou “emperram” a utilização, por parte das empresas, das leis deincentivo à cultura. Em vista disso, procurou analisar empiricamente como a freqüência deutilização de uma lei de incentivo a projetos culturais está associada ao entendimento que osdirigentes das organizações possuem sobre como a cultura pode ser catalisadora dasatividades de marketing e como os investimentos na área cultural devem ser pautados, bemcomo analisar a associação de tal freqüência com o domínio que os referidos dirigentesalegam possuir sobre as características da legislação e o modo como os mesmos avaliam taiscaracterísticas. Além disso, também se investigou a associação entre os valores de ISS pagospelas empresas e a freqüência de utilização da lei de incentivo. Para viabilizar o alcance dosobjetivos deste estudo realizou-se um levantamento junto a 66 empresas prestadoras deserviço no município de Natal – RN, tendo como foco a Lei Djalma Maranhão. Os resultadossugerem que as empresas esperam um maior retorno no longo prazo dos investimentos emcultura, são dependentes das iniciativas dos produtores culturais, são atraídas pelos incentivosfiscais e carecem de um entendimento mais aprofundado da Lei.
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