Segmentação, Localização e Área de Influência de Lojas no Varejo
Informações
Código: MKT2977
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos
Autores
Diogo Abadio Nunes Elias, Alceu Salles Camargo Júnior
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de propor uma segmentação de tipos de lojas, além dedesenvolver e propor um modelo que apóie as decisões de localização de lojas de diferentescanais de vendas no varejo, levando em consideração o perfil socioeconômico de compra dosconsumidores. Uma análise de clusters possibilitou, com base nos dados de vendas por classessócio-econômicas de lojas dos vários canais obtidos de um varejista pesquisado, asegmentação de diferentes tipos de lojas e canais com potenciais de vendas diferenciados.Posteriormente, a pesquisa desenvolve e propõe uma modelagem que trate o problema delocalização de diferentes tipos de lojas e canais no varejo, empregando programação linearinteira. O modelo visa a obter a estratégia de localização de diferentes tipos de lojas e canaisnuma cidade ou região que maximiza o resultado operacional total para o varejista. O modeloé implementado para a cidade de Belo Horizonte (MG), utilizando-se os dados levantados depotenciais de vendas para os diferentes tipos de canais lojas e os dados da distribuição daspopulações dos bairros de BH. Uma análise de sensibilidade captura os efeitos da área eproporção de influência da loja. Os resultados podem contribuir com a discussão na literaturae também auxiliar decisões gerenciais de localização de lojas no varejo.
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