GADGETS ELETRÔNICOS: UMA ANÁLISE DA ADOÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS INOVADORES UTILIZANDO A TECHNOLOGY READINESS INDEX (TRI)
Informações
Código: MKT2918
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos
Autores
Luciana Peixoto Santa Rita, José Carlos Viana Filho, Mainah Almeida de Paula
Resumo
O cenário de constantes evoluções tecnológicas e o comportamento seletivo do consumidorconduz à necessidade de identificar como funciona a adoção de produtos e serviços baseadosem tecnologia. Neste sentido, o objetivo desse artigo é discutir o processo de adoção deprodutos e serviços de alta tecnologia entre os habitantes da cidade de Maceió. Com afinalidade de investigar essa questão, e com base na teoria, foi realizada uma pesquisadescritiva, com uma população finita, que resultou em uma amostra aleatória composta de258 consumidores, considerando-se uma margem de erro de 6,1% e um nível de confiança de95%. Para este fim, utilizou-se a escala Technology Readiness Index – TRI, elaborada porParasuraman (2000). Uma produção científica semelhante, desenvolvida por Souza (2002)também é revista neste trabalho. Nessa direção, o estudo amplia as investigações sobre tema,propondo um esquema teórico sobre um modelo de análise de comportamento de consumidor,a partir da construção de um perfil, identificando fatores, agentes e relações que sejamrelevantes para a compreensão como variáveis mediadoras da relação de consumo de gadgets.
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