Atributos Importantes para a Escolha de Cursos de Inglês: Desenvolvimento e Validação de uma Escala de Avaliação
Informações
Código: MKT2724
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos
Autores
Gustavo Quiroga Souki
Resumo
O crescimento de instituições que oferecem cursos de idiomas no Brasil tem sido notório nasúltimas décadas, fazendo com que a competição nesse setor se tornasse bastante acirrada(Silva, 2005). Para que elas possam sobreviver e crescer nesse mercado é fundamentaldesenvolver estratégias mercadológicas eficazes para atrair estudantes. Nesse sentido, éimprescindível identificar os atributos que afetam a sua decisão de compra. Assim sendo, essetrabalho teve por objetivo desenvolver e validar uma escala de avaliação dos atributosconsiderados importantes pelos clientes na escolha de cursos de inglês. Para tanto, realizou-seum survey, por meio de entrevistas pessoais com 216 clientes potenciais em Belo Horizonte,Minas Gerais. Verificou-se que os atributos considerados importantes na escolha de cursos deinglês podem ser avaliados com base nos seguintes fatores: Qualidade dos serviços, Marca etradição, Intercâmbio internacional, Rapidez no aprendizado, Localização e comodidade,Professores (Qualidade técnica), Metodologia (Atividades extras), Infra-estrutura, Preço,Metodologia (Enfoque prático), Professores (Responsabilidade), Flexibilidade de horários eEndosso social. Os indicadores validados para avaliar tais dimensões são apresentados aofinal desse artigo, bem como as limitações do trabalho e sugestões para pesquisas futuras.
Abrir PDF