EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A INFLUÊNCIA DA INTENCIONALIDADE SIGNIFICATIVA DAS MARCAS NOS CONSUMIDORES: O CASO DA YPIÓCA


Informações

Código: MKT2569
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos

Autores

Daniella Ramos, Sandro Valença, Daniela Didier Nunes Moser

Resumo

Este artigo relata o estudo da influência midiática. Analogamente, é estudado o caso da marcaYpióca, empresa cearense produtora de cachaça atuante há 160 anos no setor. O estudo é feitoatravés de uma análise hermenêutica da marca, considerando a marca como um texto, ondesão utilizadas categorias, questões centrais na interpretação das marcas, tais como: “intençãodo autor”, “horizonte de expectativas”, e “recepção”. Os resultados demonstram como ohorizonte de expectativas da Ypióca construiu o significado da marca com o passar do tempo,carregando traços de uma herança da marca que não poderá ser completamente esquecida. E,como o mito negativo dos significados presentes na recepção dos processos continua alojadona bebida. Além disso, a breve contextualização sobre o mito da cachaça e de sua tentativa deressignificação cumpriu o papel de mostrar a situação na qual a bebida se encontrasimbolicamente. O artigo deixou evidente como as marcas, também como a mídia, nãoconseguem atingir plenamente suas audiências.

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