EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Propaganda na Internet: uma Análise de Conteúdo das Estratégias e Estruturas de Execução de Mensagens no Brasil


Informações

Código: MKT2282
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos

Autores

Josimeire Pessoa de Queiroz, Juliana de Araujo Pereira, Melby Karina Zuniga Huertas

Resumo

Os objetivos deste trabalho de pesquisa foram: a) analisar a utilização de estratégias demensagem e estruturas de execução tradicionais de propaganda na prática de propaganda naInternet; b) identificar possíveis relações entre os tipos de estratégia e estruturas de execuçãoutilizadas. Realizou-se análise de conteúdo numa amostra de 156 anúncios, veiculados emseis categorias de sites mais visitados. A amostragem por conveniência foi submetida àanálise de conteúdo com a utilização de um instrumento de codificação elaborado com basenos conceitos de Clow e Baack (2001). Os dados foram analisados com a utilização dedistribuições de freqüências, estatísticas descritivas e tabulações cruzadas. Os resultadosdemonstraram uma forte utilização das estratégias cognitivas e afetivas nos anúncios daamostra coletada, liderados pelas estratégias “hipérbole” e “emocional”. As estruturas deexecução “momento de vida”, “fantasia” e “dramatização” foram apontadas como as maisutilizadas. Como limitação do estudo apresenta-se o fato da impossibilidade de generalizaçãodos resultados, em razão do baixo número de casos observados.

Abrir PDF