EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Decisão na Teoria do Comportamento Planejado: um Estudo da Intenção de Uso de Condons por Adolescentes


Informações

Código: MKT2269
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos

Autores

Eliane Bragança de Matos, Ricardo Teixeira Veiga, Igor Lucio Carvalho de Lima

Resumo

O processo de tomada de decisão é um dos pontos menos estudados nas teorias da psicologiasocial e do comportamento social. Entender a partir de qual base se desenvolve a decisão podeproporcionar melhor direcionamento de políticas públicas, como no caso de comportamentosligados à saúde como no caso desta pesquisa. Utilizando como moldura teórica a Teoria doComportamento Planejado (AJZEN, 1991), este trabalho procurou identificar como se dá atomada de decisão entre adolescentes relativo ao uso do preservativo masculino (condom). Apartir da definição dos construtos Intenção Eu e Intenção Nós, que estabelecem se a decisão étomada individualmente ou conjuntamente e buscando-se entender a diferença entre ocomportamento dos adolescentes de sexo masculino e feminino e de classe alta e classe baixaem relação ao uso de preservativos foi feito um levantamento junto a 732 adolescentes, entre18 e 19 anos. Os dados mostraram que o construto Intenção Eu é o que maior poder deexplicação dá para a TCP, indiferentemente do gênero e da classe social dos entrevistados.Com base na pesquisa feita e em estudos adicionais, recomenda-se a adoção da TCP comomoldura teórica para fundamentar campanhas para informar e influenciar os adolescentes nouso do preservativo.

Abrir PDF