EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Marketing de Relacionamento na Conquista da Lealdade do Cliente: Um Estudo comparado entre Médicos Mineiros e Paulistanos


Informações

Código: MKT2151
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos

Autores

Gilciney Salvador Gomes, Daniel Carvalho de Rezende, Luciel Henrique de Oliveira

Resumo

O trabalho apresenta o resultado de uma investigação junto à classe médica, sobre a influênciadas práticas do Marketing de Relacionamento (MR) desenvolvidas pelas empresasfarmacêuticas na conquista da lealdade dos médicos. Foi realizada uma pesquisa quantitativadescritiva, utilizando um questionário estruturado fechado, distribuído a 800 médicos doEstado de Minas Gerais, a fim de verificar como os referidos médicos avaliam as práticas doMR das empresas farmacêuticas. Obteve-se um retorno de 452 questionários (56,5%), e osrespondentes foram classificados em dois grupos, de acordo com suas respostas, como“médico leal” e “não leal” ao laboratório farmacêutico. Verificou-se que as práticas de MRrealizadas pela Indústria Farmacêutica exercem influência sobre o comportamento da lealdadedo cliente médico, e que as variáveis que compõem o MR, analisadas a partir de umaperspectiva multivariada, são avaliadas de forma diferente entre os grupos. Comparando osresultados com pesquisa semelhante, realizada em 2004 com médicos da cidade São Paulo,evidenciou-se que os médicos do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente deperceber e avaliar as práticas do MR realizado pela Indústria Farmacêutica, o que influenciaos seus níveis de lealdade.

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