Integrar ou Separar Lojas Físicas e Virtuais? A Estratégia Clicks-and-Mortar no Varejo de Livros
Informações
Código: MKT1931
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos
Autores
Roseli Morena Porto, Ana Paula Santos Cruz Miotto
Resumo
A adoção das lojas virtuais pelos varejistas tradicionais e a consolidação do modelo decompras à distância por parte dos consumidores, resultou no conceito de varejo multicanal.Entretanto, a existência de dois canais conceitualmente diferentes, em uma mesma empresatem levantado a discussão sobre qual a melhor forma de gerenciá-los: integrados ouseparados. A proposta deste artigo é investigar qual o grau de integração de três redes delivrarias situadas na cidade de São Paulo, tendo por base os estudos de Gulati e Garino (2000)que propõem o espectro Clicks-and-Mortar definido a partir da análise das variáveis: marcagestão, operações e propriedade. Os resultados da pesquisa exploratória realizada com ométodo de estudo de casos confirmaram a proposição dos autores sobre possibilidades decombinações diferentes de integração das lojas tradicionais e o site comercial.
Abrir PDF