Marcas Regionais: Penetração de Mercado e Perspectivas para o Setor de Alimentos em Minas Gerais
Informações
Código: MKT1561
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos
Autores
Daniel Carvalho de Rezende, Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Lilian Carolina Viana, Juliana Flavia Palazzo da Costa Macedo
Resumo
O estudo procurou identificar a penetração de marcas regionais de cinco tipos de alimento(leite pasteurizado, leite longa vida, requeijão, manteiga e café torrado) típicos do estado deMinas Gerais e a estratégia dos varejistas com relação às marcas regionais. Os procedimentosmetodológicos englobaram observação sistemática de lojas de supermercado em 5 cidades dediferentes regiões do estado de Minas Gerais (Lavras, Varginha, Uberlândia, Juiz de Fora eBelo Horizonte), com registro do espaço e preço de marcas regionais e não-regionais, além deentrevistas semi-estruturadas com supermercadistas. Os resultados mostraram umaparticipação de marcas regionais variável com cada tipo de produto, com destaque positivopara o leite pasteurizado e o café torrado. Além disso, identificou-se que as marcas regionaisestão mais presentes em redes de supermercado pequenas e nas cidades do interior. Em geral,as marcas regionais são mais baratas que as marcas não-regionais e se beneficiam de fatorescomo logística, menores investimentos em marketing e flexibilidade de negociação. Oprocesso de concentração no varejo coloca em xeque a participação de marcas regionais, poisverificou-se que as estratégias de grandes redes são diferentes das pequenas e tendem acolocar limites para a participação de marcas regionais.
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