Entre o Risco Percebido e a Satisfação com as Compras pela Internet Há Mais Transformações de que Pode Supor a Nossa Vã Teoria
Informações
Código: MKT1526
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos
Autores
Michelle Helena Kovacs, Tanuzia Maria Vieira Espirito Santo
Resumo
A teoria do risco percebido ainda apresenta questões não respondidas, mesmo sendo objeto devárias pesquisas em marketing há quase 50 anos. Este estudo apresenta uma nova perspectivaneste campo de investigação, sendo fruto de uma tese de doutorado, ao analisar a associaçãodo esforço do consumidor na transformação do risco inerente em manipulado, por meio dasestratégias de redução do risco, com a satisfação com o processo de compra pela Internet. Oestudo teve um caráter exploratório-descritivo. Inicialmente foi realizada uma desk-research econduzidas 20 entrevistas episódicas. Para a fase descritiva, o instrumento de coleta foidisponibilizado na Internet e, por meio de uma parceria com a e-bit, foi obtida uma amostrade 692 questionários válidos. A conjetura da pesquisa foi confirmada, indicando que háassociação entre o esforço do consumidor em transformar riscos inerentes em manipulados e asatisfação com o processo de compra on-line, tendo como variável moderadora oenvolvimento. Todavia, a propensão a assumir riscos nesta relação não foi validada. Ressaltaseque o conhecimento de como se processa a transformação do risco inerente em manipuladoé uma questão estratégica, onde nesta ação está relacionado o esforço do consumidor e,conforme os resultados indicaram, está associado com a satisfação com o processo de compra.
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