A Experiência Extraordinária de um Jogo de Futebol: A Influência do Ambiente de Serviços e da Qualidade Percebida na Satisfação dos Consumidores
Informações
Código: MKT1404
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos
Autores
Francisco Tigre Moura, Rafael Lucian
Resumo
A melhora na qualidade dos serviços, assim como mudanças no ambiente dos estádios sãomedidas realizadas freqüentemente por clubes de futebol para melhor satisfazer osfreqüentadores e aumentar sua lucratividade. Porém, as experiências extraordinárias, como nocaso de uma partida de futebol, possuem características particulares em relação ao consumotradicional, desta forma o presente artigo tem por objetivo mensurar a influência doselementos do servicescape na avaliação da qualidade e satisfação dos consumidores de jogosde futebol. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo e fez-se uso de técnicasestatísticas com destaque para a modelagem de equações estruturais como forma de alcançar oobjetivo de estudo. Foi observado que o servicescape não influência diretamente, nemindiretamente por meio da qualidade percebida, a satisfação dos freqüentadores de estádios defutebol. Conclui-se então que os clubes de futebol, na busca por aumentar a satisfação de seusfreqüentadores, deverão aplicar seus recursos e esforços na qualidade do serviço emdetrimento do ambiente.
Abrir PDF