EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Análise da Responsabilidade Social à luz da Percepção de Justiça de Preço


Informações

Código: MKT1405
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos

Autores

Marcio de Oliveira Mota, Renata Carneiro Lima

Resumo

Este estudo analisou a influência da responsabilidade social sobre a percepção de justiça depreço. Especificamente, procurou-se investigar se a responsabilidade social antecede apercepção de justiça de preço, gerando maiores percepção de valor, satisfação e intenções decompra e diminuindo as emoções negativas. Esta fundamentação gerou algumas propostasconceituais, descritas através de um conjunto de hipóteses, que foram avaliadas através deuma pesquisa descritiva. A pesquisa de campo foi realizada junto a 418 respondentes e osdados coletados foram submetidos a testes estatísticos através da técnica de modelagem emequações estruturais. Os resultados obtidos indicam que a responsabilidade social antecede apercepção de justiça de preço, gerando impactos fortes e positivos no valor percebido, nasatisfação e nas intenções de compra. Ressalta-se que foi também verificado que a satisfaçãoimpacta negativamente nas emoções negativas. São discutidas as limitações, sugestões eimplicações acadêmicas e gerenciais.

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