EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Marketing de Cinema Francês no Brasil: um Estudo Exploratório


Informações

Código: MKT1379
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos

Autores

Fábio Francisco de Araujo, Marie Agnes Chauvel

Resumo

O hábito de assistir a filmes no cinema, bem como em outros canais, torna-se cada vez maispopular na sociedade contemporânea. Atualmente, filmes são assistidos por vários milhões depessoas em todo o mundo. Alguns conseguem angariar, em poucas semanas, milhares deespectadores de todas as nacionalidades. Apesar da grande liderança das produções norteamericanasno mercado mundial de filmes, o público começa a se abrir a obras de diferentesestilos e origens. Os filmes franceses, que ocupam a segunda posição em distribuição defilmes no mercado mundial, têm encontrado um panorama favorável de crescimento da suapopularidade junto ao público estrangeiro, inclusive o brasileiro. Os filmes franceses sãodistribuídos por distribuidoras independentes. Essas distribuidoras adquirem os filmes emmostras e festivais, negociando diretamente com os exibidores sua colocação nas salas decinema e arcando com a responsabilidade e os custos de promoção. Elas contam, nessa tarefa,com o apoio da Unifrance, instituição governamental francesa de fomento ao cinema. Nessecontexto, esse artigo se propôs a descrever e analisar a atuação dessas organizações –distribuidoras independentes e Unifrance – no lançamento de filmes franceses no mercadobrasileiro, buscando avaliar as estratégias de marketing resultantes desse sistema.

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