EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Propaganda na Internet no Brasil: Estratégias e Estruturas de Execução nas Mensagens


Informações

Código: MKT1339
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos

Autores

Melby Karina Zuniga Huertas, Antonio Cássio Segura

Resumo

O constante incremento do número de usuários e das transações realizadas através da Internetrealçou a importância deste canal, trazendo novas oportunidades e desafios para apropaganda. No entanto, ainda falta informação sobre as particularidades da propaganda naInternet no Brasil. E mais especificamente, pouco se sabe sobre as estratégias e a estrutura dasmensagens de propaganda mais utilizadas nessa mídia. Daí, o objetivo deste trabalho foianalisar no contexto brasileiro: a) algumas características gerais da propaganda na Internet; b)a utilização de estratégias e estruturas de execução tradicionais de propaganda em peçasveiculadas na Internet. Realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório por meio de análisede conteúdo. Escolheu-se por conveniência uma amostra de anúncios nos sites de maioracesso na Internet brasileira. Foram analisadas 156 peças no período de 20 a 25 de novembrode 2007. Os resultados mostraram que a propaganda nos sites analisados é bastantepulverizada quanto às categorias de produto anunciadas, mas que os investimentos estãoconcentrados em poucas categorias de site. Encontrou-se maior utilização de estratégiascognitivas (hipérbole) e afetivas (emocional). As estruturas de execução momento de vida,fantasia e dramatização foram as mais freqüentes.

Abrir PDF