Percepção sobre a Recompensa do Consumidor ao Comportamento Empresarial Socioambientalbientalmente Responsável
Informações
Código: MKT1336
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos
Autores
Mauro Neves Garcia, Dirceu da Silva, Raquel da Silva Pereira, George Bedinelli Rossi, Roberto Bazanini
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos degraduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção destesenquanto consumidores, avaliando-se o comportamento em relação à existência derecompensa para empresas que apresentam ações de responsabilidade socioambientalbiental.Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group comespecialistas e gestores da área e em seguida se procedeu a elaboração de uma do tipo Likertcom 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem deequações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos“importância” e “reconhecimento” por parte de consumidores das empresassocioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sócio-demográficosdos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os doisconstructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiucomprovar a existência de recompensa pelo consumidor na decisão de compra, para comempresas que demonstrem ações socioambientalmente responsáveis.
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