EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


O ESPETÁCULO COMO ESTRATÉGIA DO MARKETING POLÍTICO


Informações

Código: MKT994
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos

Autores

Edna Aparecida Lisboa Soares

Resumo

No presente estudo, objetivamos apresentar o espetáculo como estratégia do marketingpolítico, partindo, primeiramente, não só de uma discussão acerca do que constitui aquilo quedenominamos espetáculo, como também chamando a atenção para o fato de espetáculo epolítica revelarem-se sempre, ao longo da história, intimamente vinculados um ao outro. Emsegundo lugar, buscamos ampliar essa discussão mostrando que, no âmbito da política, oespetáculo emerge como uma poderosa estratégia de marketing, a partir da qual necessidadeshumanas assumem a condição de desejos. Em seguida, a partir da adoção de uma perspectivalingüístico-discursiva, dedicamo-nos a expor a construção do espetáculo político no discursopolítico-eleitoral da candidatura Lula nas eleições presidenciais tanto de 2002 quanto de 2006,conferindo destaque à exploração de tal construção como bem sucedida estratégia demarketing, nesses dois momentos da política extraordinária brasileira. Por fim, tecemosconsiderações finais a respeito da discussão apresentada.

Abrir PDF