EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


O Que "Eu" Sou Nós "Combinamos" no Nosso "Encontro": Uma Busca de Compreensão do "Eu" em Comunidades Virtuais de Marca


Informações

Código: MKT518
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos

Autores

Grayci Kelli Alexandre de Freitas

Resumo

As mudanças por que passaram a sociedade e as pessoas, de um modo geral, em váriosaspectos de sua composição, tais como comunicação, consumo e organização social, desde aconcepção da modernidade, conforme conceituado tradicionalmente, colocaram em xequemuitos dos conceitos que baseavam a compreensão a respeito das pessoas e de suas relaçõessociais, incluindo as de consumo. Destacamos, neste quadro, as interações virtuais daspessoas e a construção do seu “eu”, partindo-se da disseminação e uso massivo da internet eas comunidades virtuais, das quais recortamos as de marca para, a partir deste ensaio teórico,embasar a proposição de que em comunidades virtuais de marca, as pessoas utilizam signosmarcários como mediadores para construção de suas faces. Para tanto, partimos daconceituação do “eu” para duas importantes perspectivas do conhecimento, e vamosafunilando os conceitos imbricados nesta proposição, passando pelos conceitos de marca,comunidades, comunidades virtuais e, finalmente, comunidades virtuais de marca, dondepartimos para uma conclusão, porém, sem a pretensão de encerrar o debate ou o assunto emtorno.

Abrir PDF