Grau de Alavancagem de Comunicação: proposta de um Indicador de Desempenho de Marketing para o Balanced Scorecard das Organizações
Informações
Código: MKT2964
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-C - Gestão e Estratégia de Marketing
Autores
Leandro Angotti Guissoni, Roni Cleber Bonizio
Resumo
A fim de orientar o orçamento das atividades de comunicação, estudos que abordam odesenvolvimento de metodologias consistentes para serem utilizadas por empresas têm sidoconsiderados atualmente, o que é confirmado ao observar-se o ganho da aceitação doconceito de Gestão Baseada em Valor (Value Based Manegement – VBM) nas empresas. Pormeio deste artigo, objetiva-se aprofundar o estudo referente ao Grau de Alavancagem deComunicação (GAC), segundo GUISSONI, BONIZIO, NEVES, 2008. O respectivoindicador vislumbra orientar os esforços de análise no tocante ao planejamento e utilizaçãode verbas para atividades de comunicação. Uma empresa do setor de bebidas, a partir doestudo proposto, iniciou o acompanhamento do GAC em seu Balanced Socrecard, tendoportanto sido escolhida para a estruturação do estudo de caso proposto neste artigo,agregando a perspectiva de aprofundar a utilização do referido indicador de desempenho demarketing, reforçando sua viabilidade e reiterando a continuidade de um estudo que semostrou exeqüível à prática organizacional. Ao final concluiu-se que as atividades depromoção de vendas e ativação de merchandising se mostram não alinhadas aos objetivos devendas da empresa, o que difere das atividades de mídia, propaganda e eventos.
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