EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Importância Estratégica dos Relacionamentos de Negócios: Uma Visão Baseada em Competências da Firma


Informações

Código: MKT2720
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-C - Gestão e Estratégia de Marketing

Autores

Carlos Alberto Alves, Michele Tiergarten

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as relações entre a teoria de redes e o RBV,analisando o fator relacionamento no desempenho entre as firmas. O número de pesquisassobre a teoria dos recursos, bem como relacionamento entre empresas pertencentes a umarede de negócios, busca relacionar a construção de capabilities dinâmicas como fonte devantagem competitiva. Este artigo se propõe a investigar e apresentar a relevância estratégicados relacionamentos por meio de uma visão baseada em recursos e competências. Ametodologia do artigo consiste na revisão bibliográfica do referencial teórico sobre as práticasestratégicas. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, acerca da dinâmicada importância estratégica dos relacionamentos de negócios. Os resultados, embora nãopossam ser considerados conclusivos (sendo esta sua limitação), devido ao estudo de umúnico caso, indicam que os relacionamentos entre empresas podem assumir relevânciaestratégica como um recurso raro e inimitável e contribui com informações relevantes diantedos conceitos e discussões teóricas.

Abrir PDF