EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Tipos de Influência da Rede de Relação de Empreendedores e Atividades de Marketing na Pequena e Média Empresa


Informações

Código: MKT2774
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-C - Gestão e Estratégia de Marketing

Autores

Edmilson Lima, Ana Cláudia Knoll Zoschke

Resumo

O presente artigo trata de diferentes tipos de influência das redes de relação deempreendedores sobre as atividades de marketing que desempenham em sua pequena oumédia empresa. A pesquisa empírica aqui retratada é um estudo multi-caso, exploratório equalitativo. O tratamento dos dados, coletados principalmente com entrevistas semiestruturadasem profundidade, baseou-se em análises intra-caso e inter-caso para se compararos dados e obter resultados de pesquisa válidos para o conjunto da amostra. Os resultados depesquisa descrevem a tipologia das importantes influências identificadas no estudo, que são asseguintes: viabilização (quando a influência torna possível certas atividades de marketingempreendedor), facilitação (em situações em que a influência auxilia na realização deiniciativas de marketing empreendedor), incitação (quando a influência incentiva ou instigacertas atividades de marketing empreendedor), frenagem (nas situações em que a influênciadificulta ou impede certas atividades de marketing empreendedor) e modelagem (quando ainfluência ajuda a estabelecer as características das atividades de marketing empreendedor).Algumas contribuições do estudo são esboçadas na conclusão, na qual também são indicadasnovas trilhas atrativas para futuras pesquisas.

Abrir PDF