Reposicionamento em Marketing: O Caso da Atlantica Hotels
Informações
Código: MKT2540
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-C - Gestão e Estratégia de Marketing
Autores
Braulio Oliveira
Resumo
O aumento da competição fez com que a filosofia e as atividades de marketing passassem aocupar um lugar de destaque entre as diversas funções organizacionais, por elas seconstituírem em um ferramental que permite estimular a interação com o mercado. Assimsendo, em vista da sua relevância no que tange à promoção dessa interação, e da carência deestudos específicos que abordam o reposicionamento em marketing, este trabalho, de caráterexploratório, discorre sobre a sua operacionalização. Para tanto, além da revisão da literaturapertinente, a partir do que são discutidos os conceitos e as principais considerações dediversos autores sobre o assunto em questão, são apresentados os resultados de um estudo decaso holístico realizado em uma empresa hoteleira. As evidências encontradas permitemcompreender que o reposicionamento implica a alteração da proposta de valor da empresa àsvistas do seu público-alvo, e reconhecer a complexidade do processo. Além disso, observouseque para sucesso do reposicionamento, há necessidade de informações relacionadas àempresa, à concorrência, ao mercado consumidor, aos fornecedores e aos investidores, parasubsidiar as decisões relacionadas ao composto de marketing – variáveis pelas quais oreposicionamento é operacionalizado.
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