Orientação Estratégica e Gestão de Informações de Marketing em uma Empresa de Pequeno Porte
Informações
Código: MKT1947
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-C - Gestão e Estratégia de Marketing
Autores
Juliana de Araujo Pereira, Josimeire Pessoa de Queiroz, Braulio Oliveira
Resumo
Diversos estudos acadêmicos corroboram a tese de que a informação exerce um papelfundamental para a elaboração de adequadas estratégias pelas organizações. A adoção demétodos para a obtenção, tratamento e uso de informações relevantes sobre fatores e agentesde um ambiente empresarial, tornou-se condição sine qua non para a competitividade dasempresas na atualidade. Este artigo tem por objetivos conhecer o relacionamento do sistemade informações de marketing (SIM) com a estratégia de orientação para o mercado, eaprofundar a discussão acerca da gestão das informações relacionadas à concorrência,apontada por diversos autores como de fundamental importância, mas que é pouco exploradapela literatura de marketing, em especial, no que tange à sua operacionalização. Para tanto, foirealizada a revisão da literatura pertinente, além de uma pesquisa de campo em uma empresade pequeno porte, por meio da técnica “estudo de caso” - o qual foi baseado em entrevistaspessoais e análise documental. Dentre outros achados, os resultados do trabalho indicam quetanto a orientação para o mercado quanto o SIM são operacionalizados com algumassemelhanças encontradas na literatura e que, as dificuldades observadas nestes processos sãoresultantes, dentre outros fatores, das escolhas estratégicas da empresa ao longo dos anos.
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