EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Análise dos Efeitos da Percepção de Valor de um Programa de Fidelidade na Lealdade à Marca


Informações

Código: MKT1487
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-C - Gestão e Estratégia de Marketing

Autores

Claudia dos Santos Flores, Claudio Damacena

Resumo

Desenvolver um relacionamento a longo prazo com o cliente é o que o mercadosempre procurou. Sentindo a forte concorrência, as empresas começaram a utilizar estratégiasque visassem um maior envolvimento com o cliente, buscando a sua lealdade. Um programade fidelidade é uma das inúmeras estratégias utilizadas para envolver o cliente e buscar alealdade a sua marca. Mas será que o cliente percebe o valor de um programa de fidelidade?Este tipo de estratégia pode gerar lealdade à marca? O objetivo deste artigo é analisar a osefeitos da relação entre a percepção de valor de um programa de fidelidade e a lealdade àmarca. Foi realizada uma survey eletrônica com 243 consumidores brasileiros de diversosestados. Os resultados mostraram-se diferente da teoria existente, em alguns pontos,indicando que não existe uma relação direta entre a percepção de valor de um programa defidelidade e a lealdade à marca. Em compensação, foi comprovada que a satisfação influenciapositivamente a lealdade à marca. A intenção deste artigo não foi generalizar os resultados,mas apenas ter uma percepção do que pensa o consumidor brasileiro sobre a influência dosprogramas de fidelidade sobre a lealdade à marca.

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